Sistema da Defesa Civil é invadido e dispara alerta falso para milhões de celulares no Brasil

20/06/2026 08:00
Mensagem enviada para os celulares. Foto: Reprodução
Mensagem falsa defesa civil
Por: Redação Veja Folha  |  São Gabriel do Oeste
Milhões de brasileiros receberam na madrugada deste sábado (20) uma mensagem do sistema Defesa Civil Alerta (DCA) após uma invasão cibernética atingir a plataforma oficial de envio de notificações emergenciais. O alerta, classificado como extremo, continha apenas a palavra “misantropia” e foi encaminhado para celulares em diversos estados do país.
Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil, o sistema foi comprometido entre 0h24 e 1h30, período em que a mensagem foi enviada a usuários de estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Distrito Federal.
PUBLICIDADE
A notificação causou surpresa e preocupação entre os moradores, já que não informava qualquer situação de risco, orientação de segurança ou motivo para o disparo. Diante da situação, a plataforma foi desativada preventivamente por volta da 1h30 para impedir novos envios indevidos.
Em nota oficial, a Defesa Civil confirmou que o alerta era falso e informou que uma investigação foi aberta para apurar as circunstâncias da invasão. Equipes de segurança cibernética e órgãos responsáveis pelo sistema participam da análise do incidente.
“A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional acionará a Polícia Federal e tomará as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas”, afirmou o órgão.
O objetivo da apuração é identificar os responsáveis pelo ataque, verificar como ocorreu o acesso indevido à plataforma e adotar medidas para reforçar a proteção do sistema utilizado em situações reais de emergência.
PUBLICIDADE
O Defesa Civil Alerta é uma ferramenta nacional que utiliza a rede de telefonia móvel para encaminhar avisos sobre eventos de risco, como tempestades severas, enchentes, deslizamentos e outras ocorrências que possam colocar a população em perigo.
As autoridades reforçaram que não havia qualquer emergência relacionada à mensagem enviada durante a madrugada e orientaram a população a considerar como oficiais apenas os alertas que apresentem informações detalhadas sobre o risco e as medidas de proteção recomendadas.
Mensagem de alerta
A palavra “misantropia” chamou atenção de usuários e virou alvo de buscas na internet. Segundo o dicionário Michaelis, o termo significa aversão ou rejeição à humanidade, podendo também se referir a isolamento social, melancolia ou profunda tristeza.
PUBLICIDADE
** Envie fotos, vídeos, e converse com
a redação do Veja Folha pelo WhatsApp
(67) 99901-5295 
No data was found
Please select listing to show.
No data was found