Sonho realizado: Baile de debutantes marca uma nova etapa na vida de adolescentes de São Gabriel do Oeste
27/07/2026 13:51

Por: Redação Veja Folha | MS
Uma noite de emoção, simbolismo e celebração marcou a realização do Baile de Debutantes “Nascer – O Resgate da Essência”, promovido pela Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O evento foi realizado com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e proporcionou a 15 adolescentes uma experiência que ficará para sempre em suas memórias. O cerimonial do baile foi estruturado como um verdadeiro rito de passagem, destacando o significado da transição da infância para uma nova etapa da vida.
PUBLICIDADE
Muito mais do que uma comemoração dos 15 anos, o baile simboliza o amadurecimento das jovens e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Ao longo da cerimônia, cada momento foi cuidadosamente preparado para representar essa transformação, desde a entrada das debutantes, a entrega do brinquedo da infância, a troca do sapato e a tradicional valsa traduziram, em gestos e emoções, o início de um novo ciclo, marcado por responsabilidades, sonhos e oportunidades.
O evento também foi marcado pela participação da comunidade. O CTG Chama Crioula abrilhantou a cerimônia ao disponibilizar sua Invernada Juvenil, cujos integrantes formaram o corpo de príncipes que conduziu as debutantes durante a tradicional valsa.
A parceria complementou o espírito de união entre as instituições do município e acrescentou ainda mais significado ao baile, valorizando a cultura, o tradicionalismo gaúcho e o protagonismo da juventude.
PUBLICIDADE
O prefeito Leocir Montanha destacou que investir na juventude é investir no futuro da cidade. “Este baile vai muito além de uma festa. É um momento que fortalece valores, aproxima as famílias e mostra às nossas jovens que elas são importantes para a comunidade. Quando oferecemos oportunidades como esta, estamos reafirmando nosso compromisso com uma geração preparada para construir um futuro ainda melhor para São Gabriel do Oeste.”
O secretário municipal de Assistência Social, Jeferson Masiaga, ressaltou que o baile representa a culminância de um importante trabalho desenvolvido com as adolescentes e suas famílias. “Cada detalhe desta noite foi pensado para que essas jovens compreendessem o valor deste momento em suas vidas. O Baile de Debutantes é resultado de um projeto que fortalece vínculos familiares, promove autoestima, pertencimento e desenvolvimento social. Agradecemos ao CMDCA pelo apoio, ao CTG Chama Crioula pela parceria e a todos que contribuíram para tornar este sonho realidade.”
A realização do baile aconteceu por meio de recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reafirmando a importância do investimento em políticas públicas voltadas à proteção e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.
O projeto deixa um legado de valorização da juventude, da família e da comunidade, demonstrando que oportunidades, acolhimento e participação social são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e preparados para construir o futuro.
PUBLICIDADE
** Envie fotos, vídeos, e converse com
a redação do Veja Folha pelo WhatsApp
(67) 99901-5295
No data was found
Please select listing to show.
No data was found



