Novo ciclone extratropical pode colocar São Gabriel do Oeste na rota de temporais

19/10/2026 14:17
Tempo céu SGO
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
A formação de um ciclone extratropical no fim de semana deve aumentar o risco de temporais em Mato Grosso do Sul, incluindo São Gabriel do Oeste. Conforme a previsão meteorológica, o município pode registrar chuva entre sexta-feira (23) e domingo (25), período em que a instabilidade deve ganhar força no estado.
As mudanças no tempo começam antes da formação do sistema. Na quarta-feira (21), uma área de instabilidade entre a Região Sul do Brasil, a Argentina e o Paraguai favorece o aumento da nebulosidade no sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de chuva principalmente a partir do fim da manhã.
PUBLICIDADE
Na quinta-feira (22), a instabilidade deve avançar e atingir áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Em Mato Grosso do Sul, o retorno do calor durante a tarde pode favorecer pancadas de chuva de forte intensidade e temporais. A tendência é de redução das precipitações durante a noite.
Na sexta-feira (23), a possibilidade de temporais e chuva intensa aumenta, principalmente no sul do estado, onde as precipitações podem começar ainda pela manhã. Durante a tarde, a instabilidade deve se estender a outras regiões de Mato Grosso do Sul. À noite, municípios do norte sul-mato-grossense também podem registrar pancadas de chuva.
A previsão aponta que o cenário de instabilidade deve continuar durante o fim de semana, com a formação do ciclone extratropical prevista para sábado (24).
PUBLICIDADE
Segundo o Meteored, o sistema deve se desenvolver a partir da intensificação de uma região de cavado atmosférico, que evolui para uma área de baixa pressão. Esse processo favorece a formação de instabilidades, com potencial para provocar temporais em pontos de Mato Grosso do Sul.
No sábado (24), são esperadas áreas de instabilidade isoladas, que podem produzir chuva forte em algumas localidades. A evolução do sistema meteorológico deve manter o estado em atenção para mudanças nas condições do tempo.
O domingo (25) concentra a maior preocupação com a possibilidade de chuva intensa. Durante a madrugada, o risco deve ser maior no sul de Mato Grosso do Sul. Ao longo da tarde, as áreas de instabilidade podem se espalhar pelo estado, com possibilidade de temporais também no norte, incluindo São Gabriel do Oeste.
PUBLICIDADE
A previsão pode sofrer alterações conforme a evolução do sistema.
** Envie fotos, vídeos, e converse com
a redação do Veja Folha pelo WhatsApp
(67) 99901-5295 
No data was found
Please select listing to show.
No data was found