Valter Brandão faz discurso na Câmara em defesa dos direitos da população LGBTQIA+ em São Gabriel
20/ 05/25


Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
Na sessão desta terça-feira (20), o vereador Valter Brandão utilizou a tribuna da Câmara para realizar um discurso em defesa dos direitos da população LGBTQIA+, em alusão ao Dia Internacional contra a LGBTfobia, celebrado em 17 de maio. A fala, marcada por firmeza e emoção, foi acompanhada da presença simbólica da bandeira do movimento ao lado do parlamentar.
Segundo Brandão, essa pode ter sido a primeira vez que a tribuna da Casa foi utilizada especificamente para abordar de forma direta e contundente a pauta LGBTQIA+. “Hoje é um dia de luta pelo respeito. A LGBTfobia ainda mata, ainda exclui e ainda silencia. Como representante do povo, é meu dever erguer a voz em defesa de todos e todas que ainda vivem à margem por serem quem são”, afirmou.
PUBLICIDADE
Durante sua fala, o vereador destacou dados alarmantes sobre a violência contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil, país que, pelo 16º ano consecutivo, lidera o ranking global de assassinatos de pessoas trans e travestis, conforme relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). As vítimas, em sua maioria, são mulheres trans, jovens, negras e nordestinas — com crimes marcados por extrema violência.
Ele também reiterou seu compromisso com políticas públicas inclusivas, citando ações como a campanha promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social no Centro de Eventos no último dia 16, voltada à conscientização e ao combate à discriminação.
PUBLICIDADE
O parlamentar ainda reforçou a importância de espaços seguros e acessíveis para a população LGBTQIA+, colocando seu gabinete à disposição para apoio, acolhimento e recebimento de denúncias. “Não é possível falar em democracia plena enquanto parte da população ainda é obrigada a viver com medo. Defender os direitos LGBTQIA+ é defender a vida, a liberdade e os direitos humanos”, concluiu.
O vereador também destacou que o mês de junho é tradicionalmente conhecido como o Mês do Orgulho LGBTQIA+ em várias partes do mundo. A data de 28 de junho, em especial, marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ — símbolo da luta por igualdade, visibilidade e respeito. “Vamos continuar trabalhando essa pauta com mais força e compromisso. O orgulho precisa ser celebrado, mas, acima de tudo, protegido com políticas públicas, educação e respeito”, finalizou.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found