Vacina 100% brasileira contra a covid-19 deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

16/10/2025 14:36
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Vacina
Por: Redação Veja Folha | MS
A primeira vacina contra a covid-19 desenvolvida integralmente no Brasil, batizada de SpiN-TEC, deve começar a ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026, após a conclusão dos trâmites regulatórios.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que destacou o imunizante como “um marco histórico e motivo de orgulho para o país”.
PUBLICIDADE
Desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a SpiN-TEC é resultado de mais de R$ 140 milhões em investimentos do governo federal. A vacina está em fase final de testes clínicos e o pedido de registro deve ser protocolado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nas próximas semanas.
A produção do insumo farmacêutico ativo ficará a cargo da farmacêutica Libbs, enquanto o envase será feito em Minas Gerais.
A expectativa do Ministério da Saúde é que o imunizante seja incorporado ao calendário nacional de vacinação, inicialmente voltado a grupos prioritários, como idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found