Última superlua do ano será vista nesta sexta-feira, maior e mais brilhante
15/ 11/24
Por: Redação Veja Folha | MS
Moradores de Mato Grosso do Sul e outras regiões do País presenciam nesta sexta-feira (15) a última superlua cheia do ano. Segundo o Observatório Nacional, ela estará maior e mais brilhante, pois estará perto do seu perigeu, o ponto mais próximo da terra em sua órbita.
O momento exato vai variar conforme o fuso horário, porém seguindo horário de Brasília, a lua cheia vai ocorrer precisamente às 18h28min. Hoje, o satélite estará a cerca de 361.867 quilômetros de distância da terra, sendo que em média, a Lua está aproximadamente a 384.400 quilômetros de distância.
O fenômeno estará visível em todas as regiões do mundo, desde que o tempo esteja favorável. Conforme a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em algumas regiões da Capital pode haver chuvas isoladas nos períodos da tarde e noite.
O que é uma Superlua? – De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI), Dra. Josina Nascimento, o termo “superlua” não possui uma base científica, pois a expressão foi criada por um astrólogo chamado Richard Nolle, em 1979. Nolle determinou que o termo “super” se aplicaria a uma lua cheia que ocorresse quando a lua estivesse no perigeu ou até 90% próxima dele. Contudo, o motivo para essa escolha de 90% não é claro.
Por não ser um termo científico, há controvérsias entre as instituições astronômicas quanto à distância da Lua em relação à terra que define uma superlua. Mesmo assim, o termo se popularizou, passando a ser adotado pela comunidade científica.
Em 2024, foram vistas quatro superluas cheias nos dias 19 de agosto, 18 de setembro, 17 de outubro e agora em 15 de novembro. Segundo o Observatório Nacional, a maior superlua ocorreu no último mês, quando a mesma ficou a aproximadamente 357.364 quilômetros da terra.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found