Secretaria de Saúde alerta para risco de acidentes com escorpiões em São Gabriel do Oeste
20/ 08/25


Por: Redação Veja Folha | MS
A Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste, por meio do setor de Controle de Vetores, divulgou um alerta preventivo sobre o aumento da circulação de escorpiões na cidade. O órgão explica que as temperaturas elevadas, somadas ao ciclo reprodutivo da espécie, concentrado entre agosto e setembro, ampliam as chances de acidentes.
No estado, as espécies mais frequentes são conhecidas como escorpião-amarelo, que costumam viver em terrenos baldios e galerias de esgoto. No entanto, não é incomum que invadam residências por meio de ralos de banheiros e cozinhas, gerando risco de acidentes, especialmente em crianças.
PUBLICIDADE
Apesar de a maioria dos casos provocar apenas dor intensa, inchaço e vermelhidão no local da picada, os registros preocupam: cerca de 60% dos episódios graves atingem crianças com menos de 10 anos. Os menores de 7 anos e os idosos estão entre os que apresentam maior chance de complicações, podendo necessitar de aplicação de soro antiescorpiônico.
O Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste mantém doses do soro em estoque e está preparado para atender casos de maior gravidade. A orientação da Secretaria é que moradores adotem medidas de prevenção, como manter quintais limpos, vedar ralos quando não utilizados e buscar atendimento médico imediato em caso de acidente.
PUBLICIDADE
Medidas preventivas
A Secretaria de Saúde orienta a população a adotar medidas simples que ajudam a evitar a presença e os acidentes com escorpiões, como:
-
Manter camas afastadas das paredes;
-
Evitar que cobertores encostem no chão;
-
Utilizar água sanitária em ralos e frestas;
-
Instalar barreiras mecânicas nas portas;
-
Vedar ralos, caixas de gordura, pias e tanques;
-
Fechar rachaduras em paredes e eliminar entulhos.
Outro ponto fundamental é o controle da presença de baratas, principal alimento dos escorpiões. A dedetização periódica, recomendada a cada três a seis meses, é uma medida importante para reduzir o risco de infestação.
PUBLICIDADE
Em caso de acidente
A recomendação é lavar o local da picada com água e sabão e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Se possível, o escorpião deve ser recolhido e entregue ao Controle de Vetores, para auxiliar na identificação da espécie e no direcionamento das ações de prevenção e controle.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com o setor de Controle de Vetores de São Gabriel do Oeste pelo telefone (67) 99815-3264.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found