São Gabriel do Oeste tem 75% da área colhida e queda na produtividade na safra 23/24

20/ 03/24
Colheita de soja. Foto: Aprosoja / MS
Colheita de Soja
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
São Gabriel do Oeste alcançou 75% de área colhida com soja, é o que mostra o acompanhamento do Projeto Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio). Os dados foram colhidos até 15 de março e divulgados nesta terça-feira (19) no Boletim Casa Rural publicado pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).
O município apresenta produtividade média de 64,72 sacas por hectare, percentual abaixo do apresentado na safra passada, quando a produtividade média foi de 74,84 sc/ha.
Segundo o levantamento há áreas alcançando produtividade que chega a 75 sacas por hectare, já outras atingem 55 sc/ha.
No estado
A área colhida de soja em Mato Grosso do Sul alcançou 79,3%. A região sul está com a colheita mais avançada, com média de 83,3%, enquanto a região central está com 77,7% e a região norte com 65,3% de média. A área colhida até o momento, conforme estimativa do Siga, é de aproximadamente 3,382 milhões de hectares.
A estimativa é que a safra seja 6,5% maior em relação ao ciclo anterior (2022/2023), atingindo uma área de 4,265 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 54 sacas por hectare. A média de sacas por hectare está dentro do potencial produtivo observado nas últimas 5 safras do estado, o que gera uma expectativa de produção de 13,818 milhões de toneladas. No ciclo 2022/23 o estado colheu 15 milhões de toneladas.
A perda estimada por especialistas na produção de soja neste atual ciclo é de 2 milhões de toneladas, queda esta atribuída a fatores climáticos, principalmente estiagem e fortes temperaturas que afetaram as lavouras em diferentes estágios da cultura, comprometendo a produtividade.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS