

Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
São Gabriel do Oeste registrou o plantio de 68,9% da área destinada à cultura do milho segunda safra, também conhecida como safrinha, conforme dados do Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), executado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja).
Na região, municípios como Alcinópolis, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica e Paraíso das Águas já concluíram o plantio. Por outro lado, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes aparecem como os mais atrasados, com apenas 10% e 30% da área plantada, respectivamente.
Os dados também revela que a região norte de Mato Grosso do Sul apresenta o maior avanço, com 76,3% da área já plantada, seguida pela região centro (70,9%) e sul (67,6%). No estado, o plantio atingiu 68,9% da área prevista, que totaliza aproximadamente 1,4 milhão de hectares.
Para a safra, a expectativa é de um aumento de 0,1% na área plantada em relação ao ciclo anterior, alcançando 2,1 milhões de hectares. A produtividade média esperada é de 80,8 sacas por hectare, mantendo-se alinhada ao desempenho das últimas safras. Com isso, a produção total deve chegar a 10,2 milhões de toneladas, um crescimento de 20,6% em comparação com a safra 2023/2024.
Atualmente, a área destinada ao milho segunda safra ocupa 47% da área que antes era dedicada à soja, uma redução significativa em relação aos 75% registrados em anos anteriores. O levantamento reforça a importância do milho safrinha para o agronegócio do estado, que segue como um dos principais produtores do grão no país.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found