São Gabriel do Oeste fecha safra de soja como segundo no ranking de produtividade no estado

25/ 05/23
Foto: Reprodução
Colheita
Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
O município de São Gabriel do Oeste encerrou a safra de soja 2022/2023 com produtividade acima da média, figurando em segundo lugar no ranking estadual, alcançando 74,84 sacas por hectare, ficando atrás apenas de Alcinópolis, onde a produtividade foi de 76,85 sacas.
Os dados são do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (SIGA MS), que faz o acompanhamento de toda a cadeia produtiva, do plantio a colheita.
PUBLICIDADEhttps://bit.ly/3OceCvY
De acordo com o sistema, foram plantados 120.104 hectares de soja, com produção de 539,3 mil toneladas, sendo o maior produtor de grãos da região norte de MS.
Estado
Mato Grosso do Sul encerrou a safra com produção histórica acima de 15 milhões de toneladas, um aumento expressivo de 72,65% em relação ao ciclo anterior.
PUBLICIDADE
De acordo com o levantamento, comparada à safra 2021/2022, a área alcançou a marca de 4 milhões de hectares, crescimento de 7%, e a produtividade média ponderada de 62,44 sacas por hectare, um salto de 61%. No lançamento da safra, em setembro de 2022, a previsão inicial era chegar a 3,7 milhões de hectares plantados, com 12 milhões de toneladas e produtividade média de 53,44 sacas/hectare.
As chuvas nos períodos decisivos para as lavouras aliadas às técnicas de manutenção do cultivo foram determinantes para alavancar a produção em Mato Grosso do Sul, segundo a análise.
PUBLICIDADE
“Nossos técnicos do SIGA-MS conseguiram percorrer 77 municípios e auditar cerca de mil propriedades rurais. Isso é um avanço muito grande, mostra a importância do projeto, do mapeamento de ocupação de uso do solo, do acompanhamento e do desenvolvimento das safras de milho e soja em Mato Grosso do Sul, evidenciando a pujança que Mato Grosso do Sul tem no cultivo de grãos.”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi
Para esta temporada, os destaques em volume ficaram com os municípios de Maracaju (1,45 milhão de toneladas), Ponta Porã (1,28 milhão de toneladas), Sidrolândia (1,05 milhão de toneladas), Dourados (778,8 mil toneladas), São Gabriel do Oeste (539,3 mil toneladas )e Rio Brilhante (560 mil toneladas).
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS