São Gabriel do Oeste entra em alerta laranja por baixa umidade nesta sexta-feira

1/ 08/25
Rajadas de vento com poeira em São Gabriel do Oeste. Foto: Veja Folha / Arquivo
20220716_124608
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
O município de São Gabriel do Oeste está entre as 39 cidades de Mato Grosso do Sul que entraram em alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (1º), devido aos baixos índices de umidade relativa do ar. A previsão aponta que os níveis podem variar entre 12% e 20%, faixa considerada de “perigo” por riscos à saúde e aumento no potencial de incêndios florestais.
Outras 40 cidades do estado estão sob alerta amarelo, que representa perigo potencial, com umidade entre 20% e 30%. De acordo com a classificação da Defesa Civil, quando os índices ficam entre 21% e 30%, o cenário é considerado de “atenção”; entre 12% e 20%, entra-se em “estado de alerta”; e abaixo de 12%, o quadro é de “emergência”.
PUBLICIDADE
Na quinta-feira (31), o município de Chapadão do Sul registrou o menor índice de umidade relativa do ar do país, com apenas 11%, segundo o Inmet. Já São Gabriel do Oeste marcou 16%, configurando situação de alerta.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS), a combinação de ar seco e a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica é o principal fator para a baixa umidade. Esse sistema inibe a formação de nuvens, contribuindo para altas temperaturas e agravando os efeitos do clima seco, tanto para a saúde quanto para o risco de incêndios florestais.
PUBLICIDADE
A orientação das autoridades é para que a população evite exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia, aumente a ingestão de líquidos, evite exercícios físicos intensos e mantenha ambientes umidificados sempre que possível.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found