São Gabriel do Oeste chega a 35% da área plantada destinada para o cultivo da safra de soja

4/ 11/24
Lavoura de Soja. Foto: Arquivo
Lavoura de soja
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
A safra de soja 2024/2025 em Mato Grosso do Sul segue em ritmo acelerado. De acordo com os últimos dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), o estado já atingiu 55% da área destinada para as lavouras. Em São Gabriel do Oeste, o plantio já alcançou 35% da área total.
A região sul do estado é a que apresenta o plantio mais avançado, com média de 63,9%. Em seguida, estão as regiões centro, com 43,1%, e norte, com 36,0%.
A área total destinada ao cultivo da soja em Mato Grosso do Sul continua crescendo. Para a safra 2024/2025, a estimativa é de um aumento de 6,8% em relação ao ciclo anterior, alcançando 4,501 milhões de hectares. Com uma produtividade estimada de 51,7 sacas por hectare, a expectativa é de uma produção total de 13,977 milhões de toneladas.
Essa projeção é baseada na média dos últimos 5 anos do projeto SIGA-MS e leva em consideração o bom desenvolvimento das lavouras até o momento.
Clima favorável impulsiona o plantio
As condições climáticas têm sido aliadas dos produtores rurais de São Gabriel do Oeste. As chuvas dos últimos 14 dias, que ultrapassaram 190 milímetros, segundo dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), contribuíram significativamente para o início do ciclo da soja e para o desenvolvimento das plantas.
O início de ciclo no município apresenta as lavouras com 99% em boas condições e 1% regular, como aponta o levantamento de especialistas do SIGA-MS.
Além de contribuir para a economia local, a produção de soja em São Gabriel do Oeste também impulsiona a economia estadual e nacional. A soja é um dos principais produtos agrícolas exportados pelo Brasil, gerando divisas e empregos.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS