O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, faz lançamento hoje à tarde da nova etapa da Caravana da Saúde que, desta vez, será feita em parceria com hospitais públicos e privados para acelerar a realização de exames de diagnóstico e cirurgias eletivas. De manhã, assina ordem de serviço para que a Casa do Pantanal seja o Espaço Sanesul, de atendimento ao público, no Parque das Nações Indígenas.
Com a presença de prefeitos e demais lideranças, a cerimônia de lançamento da Caravana será às 14h na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Os procedimentos médicos já começam a ser feitos na sexta-feira, dia 3.
Caravana da Saúde está dividida em duas modalidades: Opera MS e Examina MS. Conforme já contratualizado com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), 39 hospitais em 34 municípios vão realizar 94 tipos de procedimentos cirúrgicos e 66 tipos de exames de média e alta complexidade.
Ao todo, serão feitas 68.618 cirurgias e 33.002 exames como ressonâncias, tomografias, ultrassons, colonoscopia e endoscopia, tudo no período de 13 meses. Os pacientes que serão atendidos nesta nova etapa do programa já estão agendados, conforme as filas da regulação. R$ 120 milhões serão investidos na Caravana.