Receita paga hoje o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda; maior já registrado

30/ 05/25
Aplicativo "Meu Imposto de Renda", da Receita Federal, aberto no celular. Foto: Arquivo/Agência Brasil
Receita Imposto de Renda
Por: Redação Veja Folha |  MS
Nesta sexta-feira, a Receita Federal inicia o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, marcando o maior lote já registrado em termos de valor e número de contribuintes beneficiados.
Ao todo, 6.257.108 pessoas receberão R$ 11 bilhões em restituições. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores. Em Mato Grosso do Sul são 94.781 contribuintes contemplados, com valor total de R$ 180.403.448,25.
O montante será destinado integralmente a contribuintes com prioridade legal ou critérios estabelecidos pela Receita Federal.
Neste ano, a Receita Federal concedeu prioridade adicional aos contribuintes que combinaram o uso da declaração pré-preenchida com a opção de recebimento via Pix, mesmo que não estejam nas categorias de prioridade legal.
A consulta ao lote está disponível desde 23 de maio e pode ser realizada no site da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. Também é possível consultar por meio do aplicativo da Receita para dispositivos móveis.
Os pagamentos serão efetuados na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja na lista, é recomendável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte para verificar o extrato da declaração e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para inclusão em lotes futuros.
Se o depósito não for realizado devido a problemas como conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesses casos, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade por meio do Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Após um ano, caso o valor não seja resgatado, será necessário solicitar a restituição não resgatada na rede bancária através do Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, “Meu Imposto de Renda”.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found