Projeto para conscientização e inclusão sobre o Autismo é debatido na Câmara de São Gabriel

13/ 02/25
Reunião com vereadores membros de comissões na Câmara. Foto: Divulgação / Assessoria
Reu ião Autismo Câmara
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
A Câmara de São Gabriel do Oeste colocou em pauta na última terça-feira (11), um projeto de lei que propõe a inclusão da Caminhada de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Calendário Oficial de Eventos do município.
A iniciativa, que ainda será votada, já ocorre há dois anos como parte do movimento Abril Azul, sendo organizada por grupos de pais e membros da sociedade civil.
Uma das vozes mais ativas na defesa da causa é Shayana Balzan, mãe atípica de dois filhos com TEA. Durante a reunião das comissões, ela participou dos debates e reforçou a importância da luta pela inclusão e visibilidade das pessoas com autismo. Sua presença na Câmara já é recorrente, tendo participado de outras pautas voltadas à garantia de direitos e políticas públicas para a área.
O projeto estabelece que a Caminhada de Conscientização sobre o Autismo será realizada anualmente no mês de abril, com o objetivo de difundir informações sobre o TEA, combater preconceitos e fortalecer o apoio às famílias. A proposta prevê ainda a participação da Secretaria Municipal de Educação na organização do evento, podendo firmar parcerias com outras entidades públicas e privadas.
A inclusão do evento no calendário oficial trará mais segurança e respaldo às ações realizadas pelos organizadores, além de reforçar o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática. O projeto segue para votação e, caso aprovado, será mais um passo importante na valorização da causa em São Gabriel do Oeste.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found