Projeto de lei propõe estratégia integrada para combater comércio ilegal de celulares em MS

10/ 06/25
Peças de aparelho celular. Foto: Reprodução
Peças de celular
Por: Redação Veja Folha |  MS
O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou, nesta terça-feira (10), durante sessão ordinária da assembleia, um projeto de lei que institui a Estratégia Estadual Celular Seguro, conjunto de medidas integradas para combater o comércio ilegal de celulares e peças em Mato Grosso do Sul.
A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
PUBLICIDADE
O texto prevê ações como, criação de um banco de dados estadual com registro de celulares e peças com restrição (furtados, roubados, extraviados ou vinculados a investigações); Bloqueio automático de aparelhos com restrição, impedindo sua reativação; Integração obrigatória das operadoras ao sistema, exigindo que forneçam, em até 48 horas, dados de localização de dispositivos usados em crimes (mediante solicitação policial).
Além de fiscalização e credenciamento de lojas que comercializam celulares e peças usadas, com exigência de alvará, certidão negativa de antecedentes e inscrição estadual; Criação do selo “Celular Legal” para estabelecimentos que cumprirem as normas; Registro detalhado de todas as transações, incluindo dados do vendedor, comprador, IMEI, número de série e nota fiscal.
PUBLICIDADE
O deputado Coronel David destacou que o projeto é uma resposta ao aumento de roubos e furtos de celulares, que além do prejuízo material, expõe as vítimas a violação de dados pessoais e sensação de insegurança.
“É uma proposta inovadora, que une tecnologia, controle econômico e fiscalização rigorosa para enfrentar o problema de forma sistêmica”, afirmou.
Se aprovado pela CCJR, o projeto seguirá para votação em plenário. Caso seja sancionado, Mato Grosso do Sul terá um dos sistemas mais avançados do país no combate ao mercado ilegal de celulares.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found