


Por: Redação Veja Folha | MS
O primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Indígena do país será inaugurado neste sábado (9), às 11h, em Dourados. A base foi instalada em terreno anexo ao Hospital Porta da Esperança, mantido pela Missão Evangélica Caiuá, na Reserva Indígena do município.
Inicialmente prevista com a presença do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a cerimônia contará com a participação do secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, que representará o Governo Federal.
PUBLICIDADE
A unidade atuará exclusivamente no atendimento de urgência e emergência aos povos indígenas, com equipes bilíngues, fluentes em português e guarani, para facilitar a comunicação com as comunidades.
A ambulância destinada ao serviço foi entregue pelo Ministério da Saúde no ano passado e deve reduzir pela metade o tempo médio de espera para atendimentos. Atualmente, as ocorrências na reserva são atendidas por veículos que partem da base do Samu convencional, localizada a cerca de quatro quilômetros do trevo de acesso às aldeias Bororó e Jaguapiru.
O serviço será integrado à Central de Regulação do Samu e atenderá pelo telefone 192. A equipe contará com 14 profissionais, entre motoristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros, que trabalharão em regime de plantão e em contato direto com o médico regulador.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found