Polícia apreende 100 quilos de cocaína descobertos em caminhão carregado com minério

06/11/2025 15:05
Pacotes de drogas apreendidas. Foto: Divulgação
Droga apreendida em minério
Por: Redação Veja Folha | MS
Cerca de 100 quilos de cocaína foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (6) em Campo Grande, durante uma operação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado e do Grupo de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal em Corumbá.
A droga estava escondida em bolsas de viagem sobre uma carga de minério de ferro transportada por um caminhão que havia saído de Corumbá, na fronteira com a Bolívia, e seguiria para Sete Lagoas (MG).
PUBLICIDADE
O motorista, de 41 anos, foi preso em flagrante. Segundo a PF, a apreensão reforça a suspeita de que rotas logísticas usadas por mineradoras estejam sendo exploradas por traficantes, especialmente durante períodos de estiagem no Rio Paraguai, quando o transporte ferroviário e fluvial é substituído por caminhões na BR-262.
A investigação aponta que empresas do setor mineral têm sido alvo de esquemas de aliciamento de caminhoneiros. Em fevereiro, por exemplo, um caminhão contratado para transporte de minério pela LHG Mining, do grupo J&F Investimentos, foi flagrado com 423 quilos de cocaína, levando a empresa a recorrer à Justiça para reaver a carga. A Vetorial Mineração também já enfrentou situações semelhantes.
PUBLICIDADE
Para tentar conter o problema, mineradoras têm reforçado a vigilância em pátios de carregamento, com instalação de câmeras e monitoramento mais rigoroso. Mesmo assim, compartimentos ocultos e fundos falsos continuam sendo uma das principais táticas utilizadas pelo tráfico na fronteira.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found