PMA intensifica fiscalização e reforça segurança rural na região da Reta Velha, em São Gabriel do Oeste
20/01/2026 16:08

Por: Redação Veja Folha | MS
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de São Gabriel do Oeste intensificou, nesta semana, as ações de fiscalização e controle na região conhecida como Reta Velha.
A operação incluiu bloqueios viários e patrulhamento ostensivo com foco tanto na preservação ambiental quanto no enfrentamento de crimes que afetam diretamente a segurança no campo.
A mobilização ocorre dentro do contexto da Operação Piracema, período em que a fiscalização é reforçada para proteger a reprodução dos peixes na Bacia do Paraguai.
PUBLICIDADE
No entanto, a atuação da PMA foi ampliada para coibir práticas ilegais recorrentes em áreas rurais, como furtos de animais, circulação de armas irregulares e utilização de estradas vicinais para o transporte de drogas e mercadorias ilícitas.
Durante a ação, motoristas e moradores abordados receberam orientações sobre a legislação ambiental vigente, regras do período de defeso e cuidados com a segurança no meio rural. Segundo a corporação, a operação transcorreu sem intercorrências, reforçando o caráter preventivo e educativo da iniciativa.
PUBLICIDADE
A escolha da Reta Velha como ponto estratégico se deve ao histórico de uso da via como rota alternativa para práticas criminosas. Com a presença permanente da PMA, o objetivo é dificultar esse tipo de movimentação, além de garantir maior tranquilidade a produtores rurais e moradores da região.
A Polícia Militar Ambiental informou que as fiscalizações seguirão de forma contínua, com ações terrestres e fluviais, buscando preservar os recursos naturais e fortalecer a segurança pública no meio rural de São Gabriel do Oeste.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found


