Plantio da soja é concluído em Mato Grosso do Sul com 4,501 milhões de hectares
18/ 12/24


Por: Redação Veja Folha | MS
Com uma semana de antecedência em relação ao ciclo anterior, Mato Grosso do Sul concluiu no dia 13 dezembro o plantio da soja para a safra 2024-25. Segundo boletim divulgado pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de MS), com base em levantamentos feitos pelo Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), foram cultivadas 4,501 milhões de hectares, um crescimento de 6,8% em relação a 2023-24. A área plantada real será divulgada somente ao final da safra.
A produtividade estimada pelas instituições é de 51,7 sacas por hectare, o que deve gerar uma produção de 13,9 milhões de toneladas do grão, superando em cerca de 15,5% a produção anterior, que fechou em 12 milhões de toneladas.
Segundo o boletim do Siga-MS, o plantio foi concluído com 90% das lavouras em boas condições, 7% em condições regulares e 2,6% em condições ruins. A soma das lavouras consideradas regulares e ruins, até agora, é de 434 mil hectares.
O prognóstico para dezembro, janeiro e fevereiro, baseado em dados históricos, indica que as chuvas podem variar entre 500 e 800 mm. Segundo diversos modelos de previsão, é provável que as chuvas não se desviem muito da média histórica. Isso sugere uma boa chance de termos um período chuvoso durante o enchimento de grãos, o que pode aumentar a produtividade da soja no Estado
Na comparação com o mesmo período da safra 2023/2024, o Estado tinha 89,3% das lavouras em boas condições, 10% em condições regulares e 0,7% em condições ruins. No entanto, o cenário climático futuro era bem diferente, com chuvas esperadas entre 500 e 700 mm no trimestre (dezembro-janeiro-fevereiro), uma probabilidade abaixo da média histórica.
A colheita deste ano está prevista para começar na penúltima semana de janeiro. No entanto, a maior concentração da colheita está programada para ocorrer entre 14 de fevereiro e 21 de março, abrangendo 86% do total. A colheita deve continuar até o dia 18 de abril.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found