Papa Francisco acolhe renúncia de Dom Antonino Migliore e nomeia novo bispo para a diocese de Coxim

19/ 10/22
Foto: Diocese de Coxim
Dom Antonino
O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 19 de outubro, o pedido de renúncia apresentado por dom Antonino Migliore ao governo pastoral da diocese de Coxim, no Mato Grosso do Sul e nomeou como novo bispo diocesano o padre Otair Nicoletti, atualmente vigário geral e reitor do seminário da diocese de Dourados.
PUBLICIDADE
Currículo e trajetória eclesial
Nascido em 6 de abril de 1962, em Fernandópolis (SP), padre Otair Nicoletti fez licenciatura em Filosofia nas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) e possui bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico João Paulo II (ITEO) e pela UniCesumar de Maringá (PR). Sua ordenação presbiteral se deu no dia 18 de junho de 1994.
Entre suas funções, já exerceu as de vigário paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo em Ivinhema (MS), em 1994; pároco na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ponta Porã, em 1995; reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Dourados (MS), em 1996.
Padre Otair Nicoletti, novo bispo diocesano da diocese de Coxim. Foto: Divulgação CNBB
PUBLICIDADE
Também foi membro do conselho diocesano de Assuntos Econômicos da diocese de Dourados, no episcopado de dom Redovino Rizzardo, em 2002; de 2003 a 2017, foi cofundador, presidente por dois mandatos e membro atuante da Cáritas de Dourados. Desde 2015, é assessor diocesano das Campanhas: Fraternidade, Missionária e Evangelização.
Em 2016, tornou-se novamente membro do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos da diocese. Em 2017 passou a ser exorcista diocesano. Em 2021, assumiu o posto de diretor espiritual diocesano da Legião de Maria. Neste ano, assumiu a função de coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional.
PUBLICIDADE
Novo bispo emérito
Dom Antonino Migliore nasceu em 7 de junho de 1946. É natural de Serradifalco, Caltanissetta, na Itália. Chegou ao Brasil há 35 anos e, de início, ficou em Piracicaba, no interior de São Paulo, e teve uma experiência missionária na região norte do Mato Grosso do Sul. Entre as atividades antes do episcopado, na Itália, teve as funções de delegado da missão e responsável diocesano pela Pastoral Familiar.
Alguns anos depois de voltar ao seu país, Antonino recebeu o comunicado do Papa João Paulo II sobre o retorno à região norte de Mato Grosso do Sul, dessa vez como bispo prelado de Coxim. Após a nomeação, em 10 de maio de 2000, recebeu a ordenação, em 23 de junho do mesmo ano, em Caltanissetta, na Itália, pelas mãos de dom Lucas Moreira Neves. Em 13 de novembro de 2002 a prelazia foi elevada a diocese.
PUBLICIDADE
Migliore foi o quarto bispo da prelazia de Coxim e o primeiro bispo diocesano. No período de seu governo, foram ordenados mais de 20 padres e criadas três novas paróquias: Paróquia de Nossa Senhora Perpétuo do Socorro (2001), em Coxim; Paróquia de São João Maria Vianney e São Sebastião (2011), em Paraíso das Águas; e a paróquia de Nossa Senhora Aparecida, inaugurada em 2011, em São Gabriel D’oeste.
Com informações da CNBB
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS