Outono em Mato Grosso do Sul deve ser mais quente e menos chuvoso que a média histórica

17/ 03/25
Manhã de sol entre nuvens em São Gabriel do Oeste. Foto: Veja Folha
Sábado em SGO
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
O verão se despede e dá lugar ao outono, que começa oficialmente no dia 20 de março. Em Mato Grosso do Sul, a estação deve ser marcada por temperaturas mais altas e chuvas abaixo da média histórica, segundo prognóstico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima no Estado).
De acordo com o Cemtec, o volume de chuvas deve ficar abaixo da média registrada nos últimos 30 anos em duas regiões do Estado: a sudeste, que inclui municípios próximos à divisa com São Paulo e Paraná, e a parte oeste do Pantanal sul-mato-grossense.
Nas demais áreas, as precipitações devem ser irregulares e mal distribuídas, padrão já observado desde o início do verão em diversas cidades, como Campo Grande.
A irregularidade das chuvas dificulta a previsão de acumulados para conjuntos de cidades, mas o cenário indica um outono mais seco que o habitual.
Já as temperaturas devem ficar acima da média histórica para a estação, que tradicionalmente traz as primeiras frentes frias e quedas consideráveis nos termômetros. Neste ano, as mínimas podem ultrapassar os 20ºC, e as máximas devem superar os 24ºC, valores que costumam prevalecer no Estado durante o outono.
Regiões como o norte e nordeste do Estado, onde estão localizadas cidades como Coxim e Paranaíba, podem registrar máximas acima de 26ºC. Até mesmo o sul do Estado, conhecido por ser mais frio, poderá superar a média máxima de 20ºC observada nos outonos das últimas três décadas.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found