Operação contra 'gatos' de energia elétrica leva cinco pessoas para a delegacia na capital
25/ 03/25


Por: Redação Veja Folha | MS
Cinco pessoas foram presas em flagrante por “gatos” de energia durante a operação “Alta Tensão”, realizada pela Polícia Civil e Energisa, na manhã desta terça-feira (25). Os flagrantes ocorreram na região Norte de Campo Grande, onde a equipe de perícia vistoriou residências e pontos comerciais.
De acordo com a Polícia Civil, as divergências de consumo foram identificadas a partir de dados fornecidos pela concessionária de energia elétrica da Capital. Um homem foi preso por suspeita de fraude processual, após danificar o quadro de energia e dificultar o trabalho da perícia.
As cinco pessoas foram autuadas pelo crime de furto de energia elétrica, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão, além de multa. O furto de energia sobrecarrega a rede elétrica, prejudicando a qualidade do serviço. Além disso, outros consumidores da região acabam arcando com os custos das ligações clandestinas.
Em 2024, dados da Energisa indicaram que, em média, quatro “gatos” de energia eram detectados a cada hora em Mato Grosso do Sul. No primeiro semestre do ano passado, o número de fraudes encontradas foi 60% maior em comparação a todo o ano de 2023. Diariamente, são detectadas cerca de 100 fraudes no estado.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found