Onça resgatada com patas queimadas no Pantanal deve voltar à natureza em 30 dias

20/ 08/24
Onça segue em recuperação no CRAS. Foto: Divulgação / Saul Schramm
Onça Pintada Cras
Por: Redação Veja Folha |  MS
A onça-pintada Miradan, que foi resgatada na semana passada em Mato Grosso do Sul, com ferimentos nas patas provocados pelos incêndios no Pantanal, deve retornar à natureza em 30 dias, informou o Governo do Estado, nesta terça-feira (20). Na mesma semana, outra onça, o macho Antã, também foi resgatada nas mesmas condições. No início deste mês, a onça Gaia morreu fugindo dos incêndios.
As duas onças-pintadas, Miranda e Antã seguem em recuperação no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande. Com o atendimento veterinário adequado e o tratamento das queimaduras realizado com pomadas específicas e ozônio, a previsão dos veterinários é de que uma das onças-pintadas, a Miranda, possa voltar ao habitat natural em até um mês.
Segundo as equipes do CRAS, as duas estavam com as patas bastante comprometidas, em função dos incêndios do Pantanal. Miranda é uma fêmea de dois anos e o Antã é um macho de oito anos.
Resgates das onças
Miranda, que recebeu o nome em homenagem ao município onde ela foi encontrada, chegou ao CRAS na quinta-feira (15), pouco mais de 24 horas após ser avistada por trabalhadores de uma fazenda, que observaram o animal mancando.
Já o macho, Antã, foi resgatado no sábado (17), na região do Passo do Lontra. Debilitado, ele praticamente não reagiu ao resgate, informou a equipe de resgate.
Entretanto, os dois animais já se recuperam bem, inclusive se alimentam de maneira satisfatória e apresentam melhoria geral nos ferimentos das patas. O tratamento é feito com pomadas específicas para queimadura, além do uso de ozônio que contribui para a regeneração mais rápida da pele.
“A Miranda recebeu o primeiro atendimento no resgate. E no sábado fizemos exames nela. Mesmo tirando os curativos das patas, ela arrancou tudo, a gente observa que já está bem melhor. Vamos fazer uma nova bateria de procedimentos nela ainda esta semana. Já o Antã, atendemos também como o ozônio ontem (19), e apesar de ser um caso mais delicado, também está progredindo bem”, explica a médica-veterinária e a coordenadora do CRAS, Aline Duarte.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS