Onça que matou caseiro no Pantanal é transferida para centro de fauna silvestre em São Paulo
17/ 05/25


Por: Redação Veja Folha | MS
A onça-pintada capturada após o ataque que matou o caseiro Jorge Ávalo, no Pantanal sul-mato-grossense, foi transferida nesta semana para um centro especializado em fauna silvestre no interior de São Paulo, o Instituto Ampara Animal.
O felino estava no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, desde abril, quando foi resgatado debilitado, e passou por tratamento veterinário até alcançar condições de saúde estáveis.
PUBLICIDADE
O animal, um macho adulto, foi encontrado com aproximadamente 94 quilos e sinais de desnutrição, além de alterações em órgãos como fígado, rins e intestino. Segundo os veterinários do CRAS, exames laboratoriais mostraram que o quadro clínico exigia acompanhamento contínuo e alimentação controlada.
“Durante as três semanas que ficou conosco, ele chegou desidratado e com baixo peso, cerca de 94 quilos, e recebeu suporte nutricional, hidratação e medicamentos, incluindo um hepatoprotetor. O animal ganhou bastante peso e está saindo com 107 quilos, evoluindo bem sem problemas graves de saúde”, explicou a veterinária Aline Duarte, gestora do Hospital Veterinário Ayty e coordenadora do CRAS.
PUBLICIDADE
Durante a internação, a onça foi mantida sob monitoramento, com dieta balanceada e cuidados constantes e chegou a engordar 13 quilos, atualmente pesando 107.
A recuperação levou três semanas e só após a estabilidade clínica foi autorizada a transferência para o centro de fauna de Amparo (SP), que oferece estrutura permanente para manejo de grandes felinos.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found