Onça-pintada é devolvida ao Pantanal após 50 dias de tratamento em queimaduras nas patas

8/ 10/24
Onça Itapira
Por: Redação Veja Folha | MS
A onça-pintada Itapira, resgatada pela organização ambiental Onçafari no Pantanal Sul em agosto após sofrer graves queimaduras nas quatro patas, foi devolvida à natureza.
O anúncio foi feito na página do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), um dos órgãos responsáveis pelo tratamento do animal junto ao ICMBio, CENAP e Instituto NEX.
“Devido à gravidade das queimaduras e a pedido da equipe que a resgatou, Itapira foi transferida com o apoio do IBAMA, do ICMBio e do CENAP ao Instituto NEX, pioneiro e referência nos cuidados com as onças no Brasil, para tratamento médico intensivo”, disse o Ibama em nota.
O tratamento durou mais de 50 dias. A viagem de volta ao habitat natural durou aproximadamente 19 horas, saindo de Goiás até o Pantanal de Mato Grosso do Sul.
“Ela foi devolvida à natureza no mesmo local onde nasceu e onde foi encontrada e resgatada com as quatro patas queimadas, na fazenda Caiman”, completa a nota.
Ainda conforme o Ibama, desde filhote, Itapira é conhecida e acompanhada pela equipe do Onçafari e, a partir de agora, ela será monitorada continuamente com um rádio-colar GPS, instalado antes da sua saída do NEX e que enviará pontos da sua localização diariamente, permitindo que possam avaliar o seu retorno e adaptação com segurança à vida livre.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS