Municípios de MS vão receber vacina contra a Dengue, define Ministério

25/ 01/24
Imunizante começará a ser distribuído em fevereiro. Foto: Rogério Vidmantas
Vacina contra a Dengue
Por: Redação Veja Folha  |  MS
O Ministério da Saúde divulgou na manhã de hoje (25) que 16 estados, entre eles Mato Grosso do Sul e mais o Distrito Federal vão receber doses da Qdenga, a vacina contra a dengue que deverá ser incorporada ao calendário nacional de imunização.
Todos os 79 municípios sul-mato-grossenses terão direito a receber o imunizante, de acordo com lista disponível no site da pasta.
Os critérios para a distribuição seguem as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Ministério e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
“As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses”, justifica nota publicada no site ministerial.
Segundo o que foi decidido anteriormente, somente crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar na campanha de 2024 do imunizante, inicialmente.
O motivo da escolha do grupo é terem a maior taxa de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, para as quais a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não liberou a Qdenga.
Para os 16 estados e DF – O Governo Federal comprou 5,2 milhões de doses da vacina, limite máximo estabelecido pela farmacêutica neste ano, de acordo com sua possibilidade de entrega.
O primeiro lote das vacinas compradas será de 570 mil doses e chegará ao país em fevereiro. Como é preciso dar duas doses para cada paciente, com intervalo de três meses entre elas, a previsão é de que cerca de 2,75 milhões de pessoas sejam vacinadas em 2024.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS