MS tem 722 alistamentos femininos no primeiro ano de abertura das Forças Armadas para mulheres

2/ 07/25
Foto: Divulgação / Exército Brasileiro
Mulher exército
Por: Redação Veja Folha / CG News |  MS
No primeiro ano de abertura oficial do alistamento militar para mulheres nas Forças Armadas, Mato Grosso do Sul registrou 722 inscrições. O número colocou o estado na 14ª posição no ranking nacional de alistamentos femininos, em um processo que superou as expectativas e demonstrou o interesse crescente pelo ingresso em áreas tradicionalmente ocupadas por homens.
Campo Grande concentrou a maior parte das inscrições no estado. Conforme dados do Comando Militar do Oeste, até março deste ano, 327 mulheres haviam se alistado voluntariamente na capital. Apenas no Exército, a cidade ofereceu 99 vagas, menos da metade do número de interessadas.
PUBLICIDADE
Outros dois municípios sul-mato-grossenses também registraram alistamentos: Corumbá, com 83 inscrições, e Ladário, com 13. Nessas localidades, as oportunidades são voltadas especialmente à Marinha.
Em todo o país, 33.721 mulheres se alistaram, disputando 1.465 vagas disponíveis nas três Forças. O número de candidatas representa mais de 23 vezes o total de vagas. O estado com maior número de alistamentos foi o Rio de Janeiro, com mais de 8 mil inscritas, seguido por São Paulo, Distrito Federal, Amazonas e Pará.
O alistamento feminino ocorre de forma voluntária e experimental. O processo seletivo é composto por quatro etapas: seleção geral, seleção complementar, distribuição e incorporação. As datas previstas para ingresso nas unidades são de 2 a 6 de março ou de 3 a 7 de agosto de 2026.
PUBLICIDADE
Para adaptar os quartéis à nova realidade, o Ministério da Defesa destinou R$ 2 milhões para obras de infraestrutura, incluindo construção de banheiros e alojamentos, compra de equipamentos de segurança e implementação de sistemas de reconhecimento facial.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 37 mil militares do sexo feminino, o que corresponde a aproximadamente 10% do efetivo total. A previsão é de crescimento progressivo dessa participação nos próximos anos.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found