MS permanece sob alerta vermelho para onda de calor e baixa umidade do ar

11/ 09/24
Foto: Veja Folha
Nascer do Sol SGO
Por: Redação Veja Folha |  MS
Nesta quarta-feira (11), prevalece em Mato Grosso do Sul o tempo extremamente seco e quente. Devido às condições meteorológicas, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou quatro alertas de perigo, sendo dois deles considerados mais graves e classificados como alerta vermelho para onda de calor e baixa umidade relativa do ar. No Estado, já foram registrados recordes de umidade na mínima de 7%.
Toda a extensão do território de Mato Grosso do Sul sofre com as condições extremas do tempo, bem como outras regiões do país. Isso se deve, principalmente, à falta de chuvas e a uma seca histórica que se estende em 2024.
Segundo o Inmet, as temperaturas estão 5°C acima da média histórica, enquanto a umidade do ar está extremamente baixa, abaixo dos 12%, considerada um risco para a saúde e meio ambiente. Confira os alertas no mapa:
Reprodução Inmet
A título de comparação, a população sul-mato-grossense enfrenta condições piores que a do Saara. Nas últimas semanas, o deserto do Saara registrou índices de umidade acima de 36%, segundo informações do MetSul.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS