MP deflagra operação contra organização criminosa em São Gabriel do Oeste e mais 20 cidades

5/ 05/23
Operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (5). Foto: Divulgação/MPMS
image33166
Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (05/05), a Operação Bloodworm para o cumprimento de 92 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão, nas cidades sul-mato-grossenses de Campo Grande, Ponta Porã, Coxim, Dourados, Rio Brilhante, Sonora, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Dois Irmãos do Buriti
A Operação ainda foi realizada em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás, além de Brasília.
PUBLICIDADEhttps://linklist.bio/Castelini.SGO
Os mandados foram todos expedidos contra integrantes da organização criminosa nacional conhecida como Comando Vermelho, dentre eles advogados e policiais penais.
Levantamento realizado pela reportagem, aponta que em São Gabriel do Oeste foi cumprido um mandado de prisão. A reportagem não teve acesso a identidade do suspeito e nem se o mandado foi cumprido.
O Comando Vermelho foi fundado no Rio de Janeiro há mais de 40 anos por custodiados do sistema penitenciário daquele Estado e desde então se proliferou por todo o Brasil, possuindo tanto integrantes reclusos quanto em condição de liberdade.
PUBLICIDADE
A atuação é voltada para obtenção de vantagem financeira em prol do progresso da organização criminosa e para a imposição de uma espécie de poder paralelo ao do Estado, o que busca alcançar por meio da prática habitual e reiterada de nefastos crimes, como roubos, homicídios contra rivais e agentes de segurança pública, tráfico de drogas e de armas, além da corrupção de agentes públicos.
De acordo com o MP, o trabalho investigativo, que durou cerca de quinze meses, permitiu descobrir a ação da facção criminosa, até então de investidas tímidas no estado, para o fim de se estruturar e se expandir em Mato Grosso do Sul, que se tornou importante rota do tráfico de drogas e de armas de fogo, em razão de sua posição geográfica (fronteira com o Paraguai e a Bolívia)
PUBLICIDADE
O nome da operação faz alusão à larva vermelha (ou verme-sangue) de nome BLOODWORM, que se trata de um verme conhecido por ser feroz, venenoso, desagradável, mal humorado e facilmente provocado. Destaca-se por sua coloração vermelha, por viver aglutinado aos demais da mesma espécie e pela grande capacidade de resistência em condições ambientais extremas. Além disso, ao se depararem com rivais, contam com seus dentes de cobre, que funcionam como verdadeiras armas, agindo de modo implacável para derrotá-los, características essas que possuem semelhanças com as ações violentas e hostis praticadas pela organização criminosa.
Com informações do MP/Gaeco
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS