Menina de MS passa a ser 1º caso provável de hepatite desconhecida no Brasil

2/ 06/22
Foto: Divulgação/Governo MS
Hospital Ponta Porã
Foram descartados dois casos suspeitos de hepatite de causa desconhecida em Campo Grande. Uma menina de 16 anos passou a ser o primeiro caso provável no Brasil, uma definição do Ministério da Saúde para situações em que exames deram negativo para hepatites A, B, C, D e E. A pedido da família, a garota foi liberada do Hospital Regional da cidade e está em casa, em Ponta Porã.
PUBLICIDADE
A adolescente aguarda resultados de exames, que estão em análise pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, e é monitorada pelas equipes de Vigilância em Saúde e de Assistência do município e do Estado, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul).
A menina teve febre, mal-estar, náuseas e ficou com coloração amarela na pele e olhos e deu entrada no hospital no dia 10 de maio.  Foram realizados exames para hepatites A, B, C, D e E; dengue; zika; chikungunya e febre amarela e todos os resultados foram negativos.  Ela não é portadora de doenças metabólicas e imagens de ultrassonografia descartaram doença pulmonar que obstrui as vias aéreas.
Desde o início das suspeitas, MS teve cinco casos notificados e quatro foram descartados. Dois deles eram de pacientes com dengue, cujo município não foi divulgado, e os outros dois eram pacientes de 14 e 10 anos da Capital.
PUBLICIDADE
Brasil
Conforme o último boletim do Ministério da Saúde, de segunda-feira (30), foram notificados 94 casos no País. Desses, 21 foram descartados, 72 estão em investigação e um é provável, o caso de Ponta Porã.
Hepatite
Os tipos de hepatite já conhecidos pela medicina causam inflamação do fígado por vários motivos, principalmente por infecções pelos vírus tipo A, B e C e abuso no consumo de bebidas alcoólicas ou outras substâncias tóxicas, como alguns remédios.
A hepatite A é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. Os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos  por meio do sangue. O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS