Mais de 11 toneladas de embalagens de agrotóxicos são recolhidas durante ação itinerante

24/ 07/25
embalagens de agrotóxico recolhidas. Foto: Reprodução
Galões de agrotóxico recolhidos
Por: Redação Veja Folha  |  MS
A 5ª edição da Coleta Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos mobilizou 203 produtores rurais, que entregaram 10.214 vasilhames, totalizando 11.235,48 kg de embalagens destinadas corretamente à reciclagem. Os materiais foram encaminhados à unidade de São Gabriel do Oeste, onde passam por triagem, prensagem e são enviados para reciclagem.
A ação aconteceu no dia 22 de julho, em Alcinópolis e teve a iniciativa promovida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), Sindicato Rural de Alcinópolis e empresas parceiras:  Terra Viva, Alvorada, COMIVA, Agroline, CAMDA, COOASGO, SÓ SAL, AgroBoi.
PUBLICIDADE
Descarte obrigatório por lei:
O descarte adequado de embalagens de agrotóxicos é previsto na Lei nº 2.951/2004 e regulamentado pelo Decreto nº 12.059/2006, que dispõe sobre os agrotóxicos, seus componentes e afins.
Segundo o inpEV, o descarte irregular pode causar contaminação do solo, da água e do ar, comprometendo a saúde de comunidades rurais e urbanas. O Brasil é referência mundial em logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas, com mais de 400 centrais de recebimento e milhares de coletas realizadas anualmente.
PUBLICIDADE
Atuação da Iagro:
A Iagro participa ativamente das reuniões de planejamento das coletas itinerantes, contribuindo para a definição das regiões atendidas e promovendo os recebimentos junto aos produtores. Além disso, fiscais estaduais agropecuários atuam diretamente nas ações em campo, em conjunto com o inpEV e os distribuidores de insumos das regiões, auxiliando na divulgação, orientação técnica e mobilização dos participantes.
Responsabilidade compartilhada:
Para Danilo Furtado dos Santos, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agrícolas da Iagro “O descarte correto não é apenas uma exigência legal. É uma responsabilidade com a saúde humana, o meio ambiente e com as futuras gerações. Quando feito de forma inadequada, pode contaminar solo, água e ar — afetando diretamente fauna, flora e a saúde das pessoas”.
Próximas coletas itinerantes:
– 26/08 – Coxim
– 09/09 – Pedro Gomes
– 14/10 – Rio Verde de Mato Grosso
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found