Laudo botânico aponta morte do Pé de Cedro, árvore símbolo cultural e histórico de Coxim

26/ 04/24
Pé de Cedro, símbolo de Coxim. Foto: Reprodução
Pé de Cedro Coxim
Por: Redação Veja Folha  |  MS
Com mais de 80 anos de idade, a árvore símbolo cultural e histórico de Coxim, o Pé de Cedro, está morto. É o que aponta laudo botânico foi apresentado durante reunião multi-setorial nesta quinta-feira (25).
Localizado na praça Zacarias Mourão, atualmente o Pé de Cedro recebeu amarrações com cabo de aço após ser atingido por um raio, em 2006, além disso, a árvore chegou a ser queimada parcialmente e vinha sendo afetada por pragas naturais.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Cândido, disse ao jornal MS Norte que o laudo será apresentado em audiência pública marcada para o dia 9 de maio, às 19 horas.
O secretário disse ainda que aguarda uma análise também do Imasul. De acordo com Saimon, o pesquisador Evaldo Benedito de Souza fará explicações técnicas sobre o laudo e que as principais medidas, de curto e longo prazo, serão deliberadas em audiência.
História
A árvore teria sido plantada por Zacarias Mourão, cantor e compositor coxinense ainda quando criança. Anos mais tarde, ele compôs a música Pé de Cedro, que o consagrou nos anos 1960 e 1970 em território nacional.
Devido ao sucesso da composição, cantada por diversos intérpretes, e que se tornou hino da cidade, a árvore tornou-se símbolo do município, tendo sido declarado oficialmente um dos patrimônios culturais de Coxim.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS