Incêndios afetam produção de soja em São Gabriel do Oeste, com quebra de produtividade na área atingida

27/ 02/25
Área amarela onde foi atingida por incêndio em 2024. Foto: Reprodução
Área amarela atingida por incêndio
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
A safra de soja 2024/2025 em São Gabriel do Oeste está sendo impactada pelos incêndios que atingiram lavouras no segundo semestre de 2024. Conforme dados levantados pelo Sindicato Rural, em uma área de propriedade afetada pelo fogo, a colheita atingiu cerca de 5.400 quilos por hectare.
Já nas áreas não atingidas pelo incêndio, a produtividade chegou a 6.300 quilos por hectare, uma diferença de 900 quilos, o equivalente a 15 sacas brutas por hectare, descontadas as impurezas e a umidade a diferença varia de 9 a 13 sacas.
Além da redução na produção, os produtores relataram aumento nos gastos com adubação nas áreas afetadas.
Os incêndios, que ocorreram no segundo semestre de 2024, atingiram várias lavouras na região, exigindo um grande esforço de produtores, funcionários, bombeiros e voluntários para controlar as chamas, que se alastraram rapidamente devido aos ventos fortes e ao período de seca.
Incêndio registrado na tarde desta segunda-feira. Foto: Reprodução
Diante dos prejuízos, o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Renê Miranda Alves, apresentou à Diretoria de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros um projeto desenvolvido em parceria com os produtores rurais da região.
Batizado de Agro que Preserva Contra o Fogo, o projeto tem como objetivo criar práticas eficazes de prevenção e combate aos incêndios florestais, utilizando técnicas já existentes ou desenvolvendo novas alternativas com o apoio de tecnologias disponíveis.
Renê Miranda e Diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue. Foto: Arquivo
Renê Miranda explicou que a iniciativa surgiu após um levantamento realizado pelos produtores sobre as causas mais comuns dos incêndios que atingiram o município nos últimos meses, causando grandes prejuízos econômicos e ambientais.
O projeto busca não apenas mitigar os danos, mas também promover ações preventivas para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro.
A situação reforça a necessidade de medidas integradas entre produtores rurais, órgãos públicos e a comunidade para enfrentar os desafios relacionados aos incêndios, que têm se tornado cada vez mais frequentes e intensos devido às condições climáticas extremas.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found