Grande parte de Mato Grosso do Sul deve ter chuvas abaixo da média em fevereiro; São Gabriel do Oeste deve ser exceção

29/ 01/25
Enxurrada em trecho da avenida Juscelino Kubistchek, em São Gabriel do Oeste. Foto: Reprodução / Redes Socias
Chuva SG
Por: Redação Veja Folha |  MS
O mês de fevereiro deve ser marcado por chuvas mais concentradas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto outras áreas do país, incluindo Mato Grosso do Sul, terão precipitações abaixo do esperado. A previsão foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que aponta para um cenário de escassez de chuvas na maior parte do estado sul-mato-grossense.
De acordo com o Inmet, a maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul deve registrar volumes de chuva inferiores à média histórica para o período. As exceções são cidades localizadas na porção norte do estado, como Coxim e São Gabriel do Oeste, onde as precipitações podem ficar próximas ou até superar a média esperada. Nessas localidades, o acumulado de chuvas pode ultrapassar os 160 milímetros ao longo do mês.
O instituto destaca que, nas áreas onde as chuvas forem mais consistentes, haverá um aumento nos níveis de umidade do solo, o que beneficiará o desenvolvimento das lavouras em fase de enchimento de grãos. No entanto, o cenário pode ser desfavorável para as culturas em estágio de maturação e colheita, que podem ser prejudicadas pelo excesso de umidade.
Calor acima da média
Além da previsão de chuvas, o Inmet alerta para temperaturas acima da média em quase todo o país durante fevereiro. Embora Mato Grosso do Sul tenha liderado os rankings de calor em janeiro, o estado não deve registrar temperaturas extremas (com 5°C acima da média) neste mês. As regiões com maior probabilidade de calor intenso são Mato Grosso e Pará, segundo o instituto.
Enquanto isso, os sul-mato-grossenses devem se preparar para dias quentes, mas dentro dos padrões esperados para o período. A previsão reforça a importância de monitorar as condições climáticas, especialmente para os agricultores, que precisam se adaptar às variações no regime de chuvas e temperaturas para garantir a produtividade das lavouras.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found