Golpe do falso desconto no IPVA mira motoristas de MS com cerca de 13 sites falsos

17/01/2026 09:25
Site oficial de consulta das guias do IPVA. Foto: Reprodução / Sefaz MS
Site Sefaz IPVA
Por: Redação Veja Folha |  MS
Motoristas de Mato Grosso do Sul estão entre os alvos de um golpe digital que utiliza uma rede de sites fraudulentos para simular descontos no pagamento do IPVA.
Ao menos 13 páginas falsas foram identificadas oferecendo supostas vantagens para quitação do imposto, induzindo as vítimas a realizarem transferências imediatas por Pix. O esquema foi detectado em janeiro após análise da empresa de cibersegurança Kaspersky.
De acordo com o levantamento, a fraude não se restringe ao território sul-mato-grossense e também afeta contribuintes de outros estados.
PUBLICIDADE
No entanto, os criminosos fazem ajustes específicos para cada região, utilizando siglas, termos e referências locais para dar aparência legítima às páginas.
Os sites reproduzem elementos visuais e linguagem semelhantes aos de órgãos oficiais, como o Detran e a Secretaria da Fazenda, criando a falsa impressão de um ambiente governamental.
O acesso às páginas fraudulentas costuma ocorrer por meio de links distribuídos em mensagens eletrônicas, SMS, anúncios em redes sociais ou resultados patrocinados em mecanismos de busca.
PUBLICIDADE
Ao inserir o número do Renavam, o usuário passa a visualizar informações verdadeiras do veículo, como ano e modelo, o que aumenta a credibilidade do golpe e reduz a desconfiança.
Após essa etapa, o sistema fraudulento apresenta valores com descontos inexistentes para pagamento do IPVA e direciona o contribuinte a concluir a transação por Pix, geralmente por meio de um QR Code.
Assim que o pagamento é feito, o dinheiro é transferido para contas de terceiros em bancos digitais e rapidamente fragmentado, o que dificulta a identificação dos responsáveis e a recuperação dos valores.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found