Gás natural canalizado fica 14% mais barato a partir de agosto, anuncia Petrobras

28/ 07/25
Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras.
Gás
Por: Redação Veja Folha  |  MS
A Petrobras informou nesta segunda-feira (28) que irá reduzir em 14% o preço do gás natural vendido às distribuidoras a partir do dia 1º de agosto. A medida vale exclusivamente para o gás canalizado, utilizado em residências, comércios e indústrias, e para o GNV (Gás Natural Veicular), utilizado como combustível em veículos adaptados. O corte não se aplica ao GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o popular botijão de gás, cujo preço permanece inalterado.
PUBLICIDADE
Segundo nota oficial da estatal, os contratos firmados com as distribuidoras preveem revisões trimestrais da parcela do preço vinculada à molécula de gás, de acordo com a variação do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Para o trimestre com início em agosto, houve uma queda de 11% na cotação do Brent e valorização de 3,2% do real frente ao dólar, o que resultou na redução anunciada. Desde dezembro de 2022, o valor médio da molécula vendida às distribuidoras já acumula uma redução de 32%, considerando o corte anunciado para agosto.
A Petrobras esclareceu que o valor final pago pelo consumidor pode variar, já que depende não apenas da molécula, mas também de outros componentes, como o custo de transporte, a margem das concessionárias, o portfólio de suprimento e os tributos federais e estaduais. Além disso, mecanismos implementados em 2024, como incentivos à demanda e prêmios por performance, também podem influenciar o preço final praticado por cada distribuidora.
PUBLICIDADE
Apesar da redução no custo do gás fornecido às distribuidoras, não há garantia de que o consumidor verá reflexo imediato no valor pago pelo gás canalizado ou pelo GNV nos postos. O impacto, se houver, deve depender das decisões comerciais de cada distribuidora regional.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found