Educação Infantil de São Gabriel do Oeste promove projeto sobre diversidade étnico-racial nos CMEIs e escolas do município

30/ 04/25
Apresentação escla SGO
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
Com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização da identidade cultural desde os primeiros anos de vida, a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve o projeto “Tecendo Saberes e Afetos – Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil Sul-Mato-Grossense”. A iniciativa, conduzida pela professora Luzia Ferreira Pereira, coordenadora da Educação Infantil, está presente em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas turmas de pré-escola da rede municipal.
O projeto propõe uma abordagem profunda e sensível sobre a importância das matrizes indígenas, africanas e pantaneiras na formação das crianças sul-mato-grossenses, com foco no acolhimento das identidades plurais, no combate ao racismo estrutural e na valorização dos saberes tradicionais.
Nesta semana, a equipe da Secretaria acompanhou de perto uma das atividades do projeto no Cmei Pequeno Cidadão, que abordou a cultura do povo Kadiwéu, tradicionalmente conhecidos como “indígenas cavaleiros” devido à sua forte ligação com cavalos e à sua notável habilidade em montaria. A ação foi marcada por vivências significativas com as crianças, explorando suas expressões artísticas, histórias, culinária e tradições, despertando o respeito e a curiosidade pelas raízes indígenas presentes no território.
Segundo a coordenadora Luzia Ferreira Pereira, o projeto nasceu da necessidade de dar visibilidade à diversidade cultural local: “Estamos em uma região com uma das maiores populações indígenas do Brasil e, muitas vezes, esses povos ainda enfrentam silenciamentos históricos. Com o ‘Tecendo Saberes e Afetos’, buscamos não apenas ensinar sobre essas culturas, mas envolver as crianças em um processo de pertencimento e orgulho. Elas precisam crescer sabendo que suas raízes são fortes e que há beleza em cada diferença.”
Para garantir a continuidade e o fortalecimento do projeto, serão implantados os Núcleos Permanentes de Educação Étnico-Racial dentro das escolas, responsáveis por manter registros, organizar mostras culturais e promover parcerias com instituições de ensino superior.
A culminância do projeto será marcada por uma grande apresentação no dia 14 de novembro de 2025, no Centro de Eventos de São Gabriel do Oeste, com o tema étnico-racial em destaque.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found