Deputados inauguram usina geradora de energia fotovoltaica que suprirá 100% do consumo energético na Assembleia
25/ 06/25


Por: Redação Veja Folha | MS
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) inaugurou nesta quarta-feira (25) sua usina de energia solar fotovoltaica, com capacidade para atender integralmente o consumo do prédio atual e futuras expansões. O sistema, com potência de 1,30MWp, tem previsão de gerar 1.908.525,6kWh anualmente – equivalente ao abastecimento de aproximadamente 850 residências.
PUBLICIDADE
O presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), destacou que o projeto reforça o compromisso com sustentabilidade: “Alinhados ao programa Carbono Neutro do Estado, que prevê neutralidade até 2030, entregamos mais esta ação concreta. Já preservamos árvores no estacionamento vertical e agora garantimos energia limpa para as próximas décadas”.
Presidente Gerson Claro discursou no descerramento da placa da obra. Foto: Gabriela Bertin / Alems
A obra consumiu 60 dias para instalação dos 1.907 módulos Risen 695Wp e 8 inversores Sungrow 110kW em 6.100m² de área no telhado do legislativo. O arquiteto Neder Schabib Peres explicou que o sistema já está apto para conexão com a rede da concessionária e início imediato de operação.
PUBLICIDADE
O primeiro secretário Paulo Corrêa (PSDB) revelou que a usina permitirá economia mensal de R$ 110 mil em conta de luz, com retorno do investimento em poucos meses. “Projetamos capacidade 25% superior à demanda atual para atender necessidades até 2050”, afirmou, acrescentando que estudam a aquisição de baterias para suprir o prédio em períodos de baixa irradiação solar.
A iniciativa integra um pacote de modernizações que incluiu recentemente reformas estruturais no prédio. A expectativa é que os créditos energéticos comecem a ser contabilizados já no retorno do recesso parlamentar.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found