Conta de energia continuará com bandeira verde e sem taxas extras no mês de março

2/ 03/24
Energia
Por: Redação Veja Folha |  MS
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou, na tarde desta sexta-feira (1º), que manterá a bandeira tarifária verde acionada para o mês de março em todo o país. Com a decisão, as contas elétricas seguirão sem cobrança adicional de uso nos próximos 30 dias. .
Segundo a agência, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.
O nível de armazenamento dos reservatórios, informou a agência reguladora, atingiu 71% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.
Tarifas – Criadas em 2015, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN (Sistema Interligado Nacional) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found
Gif 2

PREVISÃO DO TEMPO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS