Conscientização: Descarte irregular de lixo gera incomodo e preocupação em São Gabriel do Oeste

28/ 01/25
Sacos de lixo amontoados próximo de Contêineres de lixo reciclado e orgânico. Foto: Reprodução.
contêineres lixo
Por: Redação Veja Folha |  São Gabriel do Oeste
O descarte incorreto de lixo nos contêineres instalados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto)  tem gerado reclamações e preocupação entre os moradores. Os equipamentos implantados para facilitar o descarte e a coleta de materiais, estariam sendo utilizados de maneira inadequada por moradores.
A cada dia, novos flagrantes são registrados, evidenciando o descarte de itens que não deveriam estar nos contêineres.
Embora a instalação contemple compartimentos para lixo orgânico e reciclável, moradores relatam que já foram encontrados galhos e folhas de árvores, entulhos e até animais mortos. Recentemente, uma cabeça de boi foi localizada em um dos contêineres, agravando ainda mais a situação.
O descarte irregular, além de causar transtornos, pode gerar mau cheiro e incômodo para a vizinhança. Por isso, é fundamental que cada morador contribua fazendo o descarte correto dos materiais, respeitando as orientações e garantindo um ambiente mais limpo e saudável para todos.
SAAE adota ações de melhoria na coleta
Entre as ações estão a adaptação do caminhão para conter líquidos provenientes dos resíduos orgânicos, higienização regular dos contêineres e reorganização das unidades com identificação adequada, aumentando a eficiência do serviço.
A presidente da autarquia, Júlia Bortolini, destacou recentemente em vídeo divulgado pela Prefeitura que a participação da população na coleta seletiva é muito importante, pedindo que resíduos sejam corretamente separados para facilitar o trabalho da equipe e garantir um descarte ambientalmente correto.
Já na semana anterior, o SAAE de São Gabriel do Oeste começou a redistribuição dos contêineres pela cidade. A medida, segundo a presidente, acontece para melhorar a eficiência da coleta mecanizada e atender melhor a população.
Júlia explicou que a reavaliação dos pontos de coleta é necessária para otimizar as rotas dos caminhões e garantir que os contêineres estejam localizados em áreas de maior demanda. “Identificamos alguns locais onde os contêineres não estavam sendo utilizados com frequência, o que gerava custos desnecessários e impedia que outros bairros fossem atendidos de forma adequada”, afirmou.
Ainda conforme o anúncio, o SAAE tem realizado um estudo sobre a rota atual da coleta de resíduos sólidos em todos os bairros do município, que hoje ocorre diariamente. Com o objetivo de reduzir custos, verificou-se que alguns contêineres estavam subutilizados, alguns muito próximos uns dos outros e alguns localizados em locais com pouca demanda de material.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found