Cinco pessoas são detidas por furto de energia elétrica em operação em São Gabriel do Oeste
26/08/2025 11:40


Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
Cinco pessoas foram conduzidas a Delegacia de São Gabriel do Oeste na manhã desta terça-feira (26) e autuadas por furto de energia elétrica e estelionato. Elas foram flagradas com os famosos “gatos” nos medidores da rede elétrica em suas residências.
O flagrante aconteceu durante a Operação Energia Limpa, conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste, em parceria com a Polícia Científica de Coxim e apoio da Energisa. Conforme o delegado titular de São Gabriel do Oeste, Matheus Vital, a operação tem o objetivo de combater furtos de energia elétrica e fraudes em medidores na cidade.
PUBLICIDADE
A ação contou com três equipes policiais, uma de perícia técnica e 15 equipes da concessionária. Ao todo, foram vistoriados 29 imóveis, a partir de dados levantados pela Energisa que indicavam divergências no consumo de energia.
O delegado e a representante de Relações Institucionais da Energisa, Denise Simões, alertaram para os riscos das ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, que podem provocar incêndios, explosões e até mortes. Segundo a concessionária, esse tipo de prática também causa prejuízos à rede elétrica, compromete a qualidade do fornecimento e eleva os custos para os demais consumidores.
PUBLICIDADE
“Toda semana estamos em algum ponto do estado, com o apoio da Polícia, com fiscalizações rigorosas para diminuir o número de furtos de energia. Esse tipo de prática traz uma série de prejuízos e perigos; não somente causa danos à rede elétrica, impacta na qualidade de fornecimento e eleva o custo da energia dos demais consumidores, mas principalmente pode colocar em risco a vida da população”, informou Denise Simões.
As investigações seguem para identificar outros pontos de irregularidades em São Gabriel do Oeste.
Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estima-se que as fraudes no Brasil ultrapassem 31,5 mil gigawatts, volume suficiente para sustentar imóveis em grande parte de Mato Grosso do Sul.

No data was found
Please select listing to show.
No data was found