Cinco novos quartéis do Corpo de Bombeiros podem ser construídos, conforme planejamento do Governo de MS

23/ 07/25
Militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul em formação. Foto: Divulgação
Militares do Corpo de Bombeiros MS
Por: Redação Veja Folha / CG News  |  MS
O governo de Mato Grosso do Sul pretende ampliar a presença do Corpo de Bombeiros Militar no interior do Estado com a construção de novas unidades em Itaquiraí, Água Clara e Inocência, e a construção de novos quartéis em Fátima do Sul e Jardim. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (23) pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS), que afirmou que as obras fazem parte do planejamento institucional “Bombeiros na Rota”, voltado a reforçar o atendimento nas regiões impactadas pela Rota Bioceânica.
PUBLICIDADE
Segundo o comandante-geral do CBMMS, coronel Frederico Reis Pouso Salas, as obras de Itaquiraí já estão em andamento, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2026. Entretanto, mais informações sobre a obra não foram localizadas no Portal da Transparência.
Já em Água Clara, a estimativa é de início em 2027, uma vez que o projeto ainda está em elaboração. Em Inocência, a proposta encontra-se na fase de projeto, ainda sem data de início definida.
O comandante Frederico explica que, além dessas construções, duas unidades já existentes também passarão por ampliações. Os quartéis de Fátima do Sul e Jardim terão suas estruturas reforçadas para comportar a expectativa de aumento populacional e de desenvolvimento regional com a Rota Bioceânica.
PUBLICIDADE
Segundo ele, Fátima do Sul tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2026, enquanto Jardim está prevista para o início de 2027. No caso de Fátima do Sul, o contrato firmado entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e a empresa Monticello Engenharia LTDA prevê a conclusão da obra até 28 de setembro de 2026, com valor de R$ 1,83 milhão.
Até agora, apenas 2,1% da obra foi executada, conforme informações disponíveis no Portal da Transparência. No caso de Jardim, a obra ainda não aparece no Portal da Transparência e nem teve valores definidos.
“Todas essas obras serão construções do zero e contarão com estrutura completa, incluindo viaturas”, informou o comandante. De acordo com ele, como não há unidades do Corpo de Bombeiros nos municípios de Itaquiraí, Água Clara e Inocência, será necessária a aquisição de toda a infraestrutura, o que inclui os veículos operacionais.
Segundo o coronel Frederico, a compra das viaturas já está sob responsabilidade da Suplantec (Superintendência de Planejamento, Tecnologia e Projetos) da Sejusp, com previsão de entrega em até 180 dias após a assinatura do contrato.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found