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Por: Redação Veja Folha | MS
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), falou durante coletiva ao fim do desfile da Independência, nesta quinta-feira (7), sobre investimentos para os próximos anos na BR-163, uma das principais rodovias que cortam o Estado.
Quando perguntado, Riedel destacou que entre os acordos com a CCR MSVia estão quase 190 km de duplicação da rodovia, mais de 170 km de inclusão da terceira faixa e passarelas.
Além disso, estão previstas a construção de dispositivos de acesso à pista lateral em oito municípios que são cortados pela rodovia federal, bem como a construção 12 km de pistas laterais nestas cidades.
Ao todo, serão investidos R$ 12 bilhões nos próximos anos, sendo R$ 3 bilhões nos primeiros três anos. O governador destacou, ainda, a manutenção do preço do pedágio cobrado a partir de 2024.
O projeto foi enviado ao TCU (Tribunal de Contas da União) e, se aprovado, as obras de responsabilidade da concessionária começam no dia 1º de janeiro de 2024.
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Governador Eduardo Riedel em entrevista ao final do desfile da Independência (Foto: Marcos Maluf)
Concessão estendida – Concessionária responsável pela manutenção da BR-163 em Mato Grosso do Sul, a CCR MSVia terá a concessão estendida por mais 15 anos. Com isso, a empresa será responsável pela rodovia até 2049, mas terá que seguir uma série de exigências feitas pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), inclusive o congelamento do preço do pedágio.
Há pouco mais de duas semanas, o pedágio teve aumento de 16,82% nas tarifas em nove trechos da rodovia. O aumento estava previsto no contrato de concessão e foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).
A BR-163 corta o Estado de Mundo Novo a Sonora e suporta transporte de produtos agrícolas, com uma média de 70 mil veículos circulando diariamente.
A rodovia foi privatizada há 9 anos. Em 2014, a concessionária assumiu o compromisso de duplicar 806 quilômetros da estrada em MS, mas a meta não foi cumprida até então. A CCR fez 18% do combinado.
O governador se reuniu, nesta quarta-feira (6), com representantes da CCR MSVia e da direção da ANTT, no receptivo que fica no Parque Estadual do Prosa.
Uma proposta enviada pelo Ministério dos Transportes tem o aval do Governo do Estado e agora segue para avaliação do TCU (Tribunal de Contas da União). O órgão deve fazer a validação em 30 dias e, caso seja positiva, até o final do ano será feita a renovação do contrato para que os investimentos sejam retomados na rodovia.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, a CCR ainda tinha 20 anos de contrato de concessão e, com a renovação, terá mais 15 anos.
“Vai ter uma duplicação da rodovia de forma gradativa, foram apontadas as reivindicações dos municípios e a CCR entendeu que eram necessários. O ministro também validou os pedidos do Governo”.
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