Caminhada Rosa em Bandeirantes chama a atenção para a importância da prevenção

17/10/2025 10:01
Laço rosa
Por: Redação Veja Folha |  MS
A Prefeitura de Bandeirantes e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promovem, na segunda-feira (20), uma caminhada para marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero.
A concentração da Caminhada Rosa será, às 7h30, no Posto Raffa, com encerramento na Praça Joaquim Pedro de Andrade, onde haverá depoimentos e palestra com a médica Eloina Brasil Ferreira.
A secretária de Saúde, Rosana Faria de Oliveira, afirmou que o objetivo é chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção, através de exames periódicos e do diagnóstico precoce. “Essas doenças, quando descobertas a tempo, têm grandes chances de cura”.
“O cuidado com a saúde da mulher deve acontecer durante todo o ano, mas o Outubro Rosa é um momento especial para reforçarmos essa mensagem e incentivar que todas procurem as unidades de saúde para realizar seus exames preventivos. Cuidar da saúde é um ato de amor-próprio e também de amor à vida”.
Mamografia
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia com intervalo de 2 anos. O órgão também recomenda que, de acordo, com histórico familiar ou necessidade de já apresentar os sintomas, mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame, em decisão conjunta com o profissional de saúde.
Segundo a publicação “Controle do Câncer de Mama no Brasil: Dados e Números 2025”, do Ministério da Saúde e do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025.
A levantamento também indica a redução da mortalidade em mulheres de 40 a 49 anos, reforçando a importância do diagnóstico precoce.
Colo de útero
Dados de 2022 do INCA indicam que o câncer de colo de útero é o quarta causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. O diagnóstico e o tratamento precoce são a melhor forma de prevenção.
O exame preventivo é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos, que já iniciaram atividade sexual. Ele permite o identificação das lesões precursoras que, se tratadas precocemente, possuem grandes chances de não evoluírem para um câncer.
Dia D
A Semusa realiza, no dia 22 de outubro, o Dia D do Outubro Rosa e da Multivacinação. A ação acontece nos ESFs Gedeão Nogueira da Rocha e Ciro Abdo, das 7 às 17h.
Nesse dia será oferecida coleta de exame preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de encaminhamento para mamografia.
A população também vai ter acesso a vacinação e a pesagem dos cadastrados no Programa Bolsa Família.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found