Caminhada de conscientização do Autismo é realizada em São Gabriel do Oeste
17/ 04/23
![](https://vejafolha.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Caminhada-Autista-1.jpg)
![Caminhada Autista](https://vejafolha.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Caminhada-Autista-1.jpg)
Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
Para marcar as ações de conscientização do autismo, em São Gabriel do Oeste, a 1ª caminhada reuniu participantes que foram caminhando da Câmara de Vereadores até o Parque Ecológico, Águas do Guarani.
Autoridades municipais e população participaram do encontro, que reuniu aproximadamente 80 pessoas, na manhã de domingo (16), entre adultos e crianças. Vestidos com roupas brancas e azuis, eles seguiram por duas das mais importantes avenidas de São Gabriel do Oeste, a Juscelino Kubitscheck e a Mato Grosso do Sul.
PUBLICIDADE![](https://vejafolha.com.br/wp-content/uploads/2023/04/camara_SGO_abril_azul-1170x160-1.gif)
A caminhada surgiu da soma de ideias da fonoaudióloga Aurineide Alves e da professora Fernanda Machado, apoiadas pela Prefeitura e Câmara de Vereadores.
Durante o mês de abril, várias ações têm acontecido em São Gabriel do Oeste para chamar a atenção para a conscientização sobre o Autismo, já que o mês é conhecido como abril azul, justamente para abordar temas relativos ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
PUBLICIDADE![](https://vejafolha.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Banner-Cooasgo-Aniversario-2.gif)
Sobre o Autismo
De acordo com dados da Universidade de São Paulo – USP, estima-se que há pelo menos 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil, ou seja, um caso a cada 110 indivíduos.
Conhecido também como Transtorno do Espectro Autista (TEA), trata-se de um distúrbio neurológico do desenvolvimento que começa, em grande parte, nos primeiros três anos de vida, caracterizado por problemas de comunicação, interação social e comportamento repetitivo ou restrito.
PUBLICIDADE![](https://vejafolha.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Banner-site-2.gif)
O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, alterou os critérios para o diagnóstico TEA e estabeleceu níveis de intensidade no autismo, sendo de grau leve, aquelas pessoas que necessitam de menos suporte; os de grau moderado precisam de mais apoio para determinadas atividades; e os de grau severo, o mais grave de autismo, na qual as pessoas precisam de muito suporte para realizar atividades da vida diária.
PUBLICIDADE![](https://vejafolha.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Banner-Farma-Farma-site.jpg)
No data was found
Please select listing to show.
No data was found