Câmara de São Gabriel autoriza prefeitura a dar premiação em dinheiro em competições promovidas pelo município
23/ 04/25


Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
A Câmara de São Gabriel do Oeste aprovou, em sessão ordinária na última terça-feira, dia 22, um Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder premiação em dinheiro às equipes vencedoras de campeonatos, torneios e concursos realizados pelo Município.
A medida serve para fortalecer as ações culturais, esportivas e de lazer, valorizando o talento local e incentivando a participação cidadã.
PUBLICIDADE
O projeto estabelece que a concessão das premiações ocorrerá mediante regulamentação específica, por meio de Decreto Municipal, que definirá os critérios de participação, valores das premiações, formas de organização das competições e procedimentos para o pagamento.
Os valores serão pagos diretamente aos representantes das equipes vencedoras, via depósito em conta bancária, sem a incidência de impostos, taxas ou outras retenções.
O texto aprovado prevê ainda que os recursos para a execução da lei serão oriundos das dotações orçamentárias da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, especialmente do programa “Participação e Realização de Eventos Esportivos”, não comprometendo o equilíbrio financeiro do Município, uma vez que as despesas já estão previstas no orçamento anual.
PUBLICIDADE
Para a efetivação das premiações, será necessária a instauração de processo administrativo contendo a legislação que autoriza a despesa, regulamento do evento, projeto básico com informações detalhadas sobre o objetivo, cronograma, forma de organização, valores, responsabilidades e fiscalização, além de indicação da dotação orçamentária correspondente.
A iniciativa está em consonância com a Constituição Federal, que estabelece, em seu artigo 217, o dever do Estado em fomentar práticas desportivas como um direito de todos, reconhecendo o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano. O artigo 6º da mesma Carta também reforça o lazer como um direito social, consolidando a importância de políticas públicas que promovam o acesso da população a atividades culturais e esportivas de qualidade.
O projeto vai passar pela apreciação da prefeitura e, sancionada, a nova legislação entra em vigor na data de sua publicação.
PUBLICIDADE
No data was found
Please select listing to show.
No data was found