BR-163 em MS deve continuar com a CCR; empresa Motiva foi a única a apresentar proposta em leilão

19/ 05/25
Praça de pedágio na BR-163 em MS. Foto: Rachid Waqued
Pedágio CCR
Por: Redação Veja Folha  |  MS
A concessionária Motiva, do grupo CCR, foi a única a apresentar proposta no leilão simplificado promovido pelo Ministério dos Transportes. A entrega de envelopes ocorreu nesta segunda-feira (19) na sede da B3, em São Paulo.
O modelo de leilão é inédito no país, criado para relicitar concessões problemáticas e acontecerá na quinta-feira (22). A nova empresa que administrará a principal rodovia do estado com trecho estratégico de 847 quilômetros que corta todo Mato Grosso do Sul.
PUBLICIDADE
O projeto prevê investimentos de R$16,59 bilhões em obras de duplicação, faixas adicionais, contornos e melhorias ao longo da concessão.
A nova concessão terá duração de 29 anos
PUBLICIDADE
Principais pontos do novo contrato:
  • Obras: 210 km de duplicação, 170 km de faixas adicionais e 141 obras de arte especial
  • Segurança: 44 passarelas e 17 passagens de fauna
  • Monitoramento: Sistema inteligente de tráfego em tempo real
  • Gatilhos: Duplicação obrigatória para trechos com movimento acima de 7 mil veículos por dia
  • Pedágio: Tarifa mantida em R$ 7,52 a cada 100 km
Contexto histórico:
A concessão da BR-163 foi repassada para a CCR MSVia em 2014, a concessionária entregou apenas 18% das duplicações prometidas no contrato original que exigia duplicação completa até 2019. Entretanto a empresa solicitou devolução amigável da concessão em 2019.
Em 2024 a repactuação aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por 6 votos a 1, foi justificada pela dificuldade em atrair novos investidores.
PUBLICIDADE
Próximos passos:
Com a ausência de concorrentes, a Motiva deve assumir integralmente a BR-163 em Mato Grosso do Sul. Os investimentos devem começar no 2º semestre de 2025.
A BR-163, com 847 km em MS, indo da divisa com o Paraná até a divisa de MS com Mato Grosso, é vital para o escoamento de grãos e carne, transportando 30% da safra estadual.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found