Por: Redação Veja Folha | MS
Ontem (21), Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o Bioparque Pantanal reforçou que mantém um programa interno, o “Bioparque para Todos – Iguais na Diferença”, para se firmar como roteiro inclusivo em Mato Grosso do Sul.
Com a iniciativa, o complexo turístico se compromete a oferecer uma experiência acessível aos visitantes, para garantir a igualdade de acesso ao local.
Para além da existência de rampas e intérpretes de Libras (Língua Basileira de Sinais), a acessibilidade está na existência de uma sala de acomodação sensorial para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e neurodivergentes, por exemplo.
Outros destaques são espaço amplo com acesso a elevadores; tecnologias como tablets com audiodescrição; espaço para experiência tátil; guia de visitação, material didático e identificação dos tanques em braile; cotas diárias e canal exclusivo para pessoas com deficiência; disponibilização de cadeiras de rodas; abafadores de ruídos; e cordão universal de deficiências ocultas.
Diretora do Bioparque e criadora do programa, Maria Fernanda Balestieri, cita ainda o treinamento de toda a equipe para atender esse público.
“Com eliminação das barreiras físicas, atitudinais e comunicacionais buscamos que todos possam vivenciar a riqueza da biodiversidade pantaneira, independentemente de suas particularidades. A inclusão é, sem dúvida, um dos mais importantes pilares do Bioparque Pantanal, e temos muito orgulho de contar com uma equipe capacitada para atender de forma eficiente e empática cada um de nossos visitantes”.
O local – O Bioparque Pantanal é considerado o maior complexo turístico de água doce do mundo e fica no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.
Oferece contemplação da diversidade pantaneira e tem a proposta de fomentar a pesquisa científica no Estado.
A entrada é gratuita. Agendamentos para visitas são feitos todas as segundas-feiras no site.
No data was found
Please select listing to show.
No data was found