Batalhão de Polícia Militar Rural divulga balanço das ações em 2024, com destaque para apreensões e prisões
8/ 01/25


Por: Redação Veja Folha | São Gabriel do Oeste
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) divulgou nesta quarta-feira (8) os resultados das suas ações realizadas durante o ano de 2024 pelo Comando de Policiamento Rural.
As atividades realizadas se destacaram pelo equilíbrio entre ações preventivas e repressivas, que tiveram um papel fundamental na redução da criminalidade nas áreas rurais do Estado.
Entre as ações preventivas, foram realizadas 1.119 abordagens a pessoas e 658 a veículos, promovendo maior segurança no campo. Além disso, o Batalhão de Polícia Militar Rural reforçou a presença nas comunidades rurais com 12.615 visitas comunitárias, além de 2.711 visitas técnicas e 86 visitas solidárias, solidificando o relacionamento com a população local.
Nas ações repressivas, os resultados foram expressivos. Ao longo de 2024, o Batalhão apreendeu 12.720 quilos de drogas e combateu práticas ilícitas, como o descaminho e o contrabando, com a apreensão de 1.804 quilos de defensivos agrícolas. Foram ainda apreendidos 56 veículos, sendo cinco relacionados diretamente a crimes de abigeato.
O combate ao roubo e furto de animais também obteve êxito significativo. 156 animais foram recuperados, entre eles 33 bovinos e 123 equinos, que foram devolvidos aos proprietários dos municípios de Bela Vista, Camapuã e Ponta Porã. No total, 29 armas de fogo foram apreendidas, sendo 28% delas vinculadas ao crime de abigeato. Durante o ano, o Batalhão realizou 122 detenções e registrou dez flagrantes relacionados a esse tipo de crime.
As ações em 2024, resultaram na apreensão de mais de 29 milhões de reais em produtos ilegais, além de fortalecer a segurança tanto nas áreas rurais quanto urbanas do Estado de Mato Grosso do Sul, com repercussão também em outros estados.
O combate às invasões de terras foi outro ponto de destaque, com 14 tentativas frustradas ao longo do ano. Isso reafirma o compromisso da Polícia Militar com a proteção da propriedade rural e a manutenção da ordem no campo. O programa Campo Mais Seguro, lançado em 2022, segue como um dos pilares da redução da criminalidade no meio rural, com uma significativa diminuição nos índices de crimes como o abigeato (redução de 50,7%), roubos (45,1%), furtos (31,5%) e homicídios dolosos (28,2%).
Ações em São Gabriel do Oeste, Rio Negro e Camapuã
Dentre as ações realizadas no último ano, alguns casos ganharam destaque. Em São Gabriel do Oeste, o policiamento militar rural cumpriu dois mandados de prisão, além de ter auxiliado na prisão de dois ladrões que furtaram equipamentos eletrônicos de máquinas agrícolas.
Em Camapuã, os policiais atuaram na prisão de dois suspeitos de praticar abigeato e evitou a ocorrência de outros crimes com um policiamento intenso na região.
Outro destaque foi a recuperação de uma camionete Nissan Frontier, que havia sido furtada em São Paulo e estava sendo utilizada para a prática de crimes de tráfico de drogas.
Policiais Militares atuantes na Patrulha Rural. Foto: Divulgação
No data was found
Please select listing to show.
No data was found